Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Brasil tem seu 1° campeão de futebol freestyle








Pedrinho comemora título inédito no futebol freestyle


Com apenas 18 anos, Pedro Henrique de Oliveira Duarte, o Pedrinho, derrotou 60 adversários no Pavilhão da Bienal e conquistou o inédito título brasileiro da modalidade


     O Campeonato Brasileiro de futebol freestyle consagrou na tarde deste domingo, no Pavilhão da Bienal, Ibirapuera, São Paulo, o seu primeiro campeão. O paulista radicado no Recife, Pedro Henrique de Oliveira Duarte, o Pedrinho, deu um show de malabarismos com a bola no Palco Central do Pavilhão, como parte da programação do Brazil Sports Show, o maior salão de esportes da América Latina. O atleta derrotou 60 adversários de todo o Brasil diante de uma platéia entusiasmada com as manobras e a habilidade demonstrada pelos competidores. Na final, Pedrinho superou o capixaba Murilo Pitol em um duelo de três minutos, quando os jogadores se revezaram em três exibições de 30 segundos cada um. Além do título, Pedrinho garantiu vaga para o Campeonato Mundial de Futebol Freestyle, que será realizado no Brasil, em 2012.

      "Não tenho nem palavras para expressar os meus sentimentos agora. Tudo isso começou como uma grande brincadeira e agora virou coisa séria, uma carreira para mim", disse o campeão brasileiro, de 18 anos. Pedrinho iniciou na modalidade por acaso, brincando em seu apartamento. "Comecei a fazer embaixadinhas em casa, mas com o tempo os vizinhos começaram a reclamar do barulho. Fui obrigado a praticar o esporte na calçada do prédio. A partir daí, tomei mais gosto pelo esporte e passei a jogar com mais intensidade", afirmou.

      Juízes internacionais - Para ser campeão, Pedrinho passou por um critério de avaliação bastante rigoroso. Três juízes oriundos da Argentina, Colômbia e Brasil foram os responsáveis por atribuir nota aos candidatos. Saimon Juiz, diretor técnico da Federação Brasileira de futebol Freestyle; Itarcizio Zouza, presidente da Federação Argentina; e Crasso Muslo, presidente da Federação Colombiana, avaliaram as manobras e o índice técnico dos atletas. Na primeira fase, Saimon observou o controle de bola, Zouza avaliou a variedade das manobras, e Muslo deu nota para o grau de dificuldade. A partir das quartas-de-final, cada juiz apontou seu vencedor. "É uma maneira de ser o mais justo possível. Para ser campeão, o jogador tem que mesclar técnica com criatividade. Quem realizar o maior número de manobras possíveis sem deixar a bola cair é o vencedor", disse Saimon.

     Com vaga assegurada no Mundial da modalidade, que será realizado no Brasil, em 2012, Pedrinho afirmou que vai se dedicar ainda mais ao futebol freestyle. "Agora a responsabilidade é grande. Vou treinar o triplo para representar o Brasil da melhor maneira possível", disse o jogador. Murilo Pitol, de Cariacica, Espírito Santo, e Arthur Marques Mansilla, do Rio de Janeiro, terminaram na segunda e terceira colocações e garantiram vaga nas Eliminatórias do Mundial.




Final fez parte da programação do Brazil Sports Show

      "O balanço do nosso primeiro campeonato é fantástico. A gente teve a oportunidade de colocar a competição dentro do Brasil Sports Show, que foi muito importante para expor e divulgar o esporte para a mídia e as marcas. Tenho certeza de que esse campeonato fez com que o público e as empresas que patrocinam esportes mudassem seu jeito de observar o futebol freestyle. Agora, a gente vai fundar a Confederação Latino-Americana de Futebol Freestyle. Vamos organizar a primeira Copa Latina-Americana em 2012, antes do Mundial, que vai ser disputado aqui no Brasil", disse Alceu de Campos Natal Neto, presidente da Federação Brasileira de Futebol Freestyle.

Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br



Seja membro da Fan-Page do ESPORTESNET e ESPORTE MANIA http://www.facebook.com/pages/ESPORTESNET-Oficial/219777118063894