Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Começa o final de semana em Spa e já temos os primeiros treinos.

     Depois de quase quatro semanas de férias, a F1 voltou às atividades em um dos circuitos mais tradicionais e preferidos de pilotos e equipes: Spa-Francorchamps. E na abertura dos trabalhos do fim de semana do GP da Bélgica, destaque para o homenageado da vez, Michael Schumacher, que completa 20 anos de carreira na categoria. O piloto da Mercedes foi o mais rápido do primeiro treino livre, nesta sexta-feira (26), e anotou 1min54s355. A marca do alemão foi registrada antes de a chuva desabar em Spa e mudar toda a dinâmica da sessão. Além do veterano, apenas Nico Rosberg registrou volta rápida antes da chuva. Jenson Button, da McLaren, foi o terceiro colocado e o primeiro com pista molhada.


Com capacete comemorativo, Schumacher liderou o primeiro treino livre na Bélgica



     Alçado à condição de titular da Renault neste fim de semana no lugar de Nick Heidfeld, Bruno Senna não teve boa estreia pelo time anglo-francês em Spa. Com a pista bastante encharcada, o brasileiro perdeu o controle de seu R31, quando fazia volta de retorno aos boxes, e bateu na curva 9. A suspensão e a asa traseira do carro preto e dourado de número 9 ficaram destruídas, ainda que a batida tenha sido leve. Senna concluiu o treino em 23º, à frente apenas de Daniel Ricciardo.

     Atual líder do Mundial, Sebastian Vettel foi o quarto colocado, seguido por Lewis Hamilton. Adrian Sutil foi o sexto, à frente de Felipe Massa e Rubens Barrichello. Jaime Alguersuari e Kamui Kobayashi completaram a lista dos dez primeiros do treino livre 1 em Spa-Francorchamps.

Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps

      Com exceção de Hamilton, todos os pilotos foram à pista checar as condições do asfalto e também fazer as voltas de instalação. Mas ao contrário do que sempre acontece no início do primeiro treino livre do fim de semana, em Spa, as Mercedes foram as primeiras a marcar tempo. E não poderia ter sido outro a não ser Schumacher, com o capacete dourado em alusão aos 20 anos de F1, a anotar 1min55s007, marca que logo foi reduzida para 1min54s355. O homenageado na Bélgica foi seguido por Rosberg.

     Logo os W02 recolheram aos boxes. Quase no mesmo momento em que a tradicional chuva em Spa deu as caras pela primeira vez na sessão — aos dez minutos —, bem no meio de uma volta rápida de Sutil, que teve de voltar aos boxes sem tempo cronometrado. O volume de água foi intenso em alguns trechos do circuito, e mais brando em outros, como é comum no circuito belga devido à sua extensão — 7.004 m.



Schumacher garantiu o melhor tempo da sessão antes da chuva dar as caras em Spa




     A chuva deu um tempo, e com pouco mais de 20 minutos depois, Vettel foi o primeiro a deixar os boxes depois do temporal e guiou o RB7 com pneus intermediários. Mas a pista estava tão encharcada que logo o atual campeão do mundo e líder do campeonato recolheu de volta aos boxes. Em seguida, foi a vez de Hamilton, também com intermediários, conhecer as condições do asfalto belga e logo voltou ao pit-lane.

      O primeiro a completar volta rápida com a pista molhada foi Sutil, que foi quase 22s mais lento que o compatriota Schumacher. O piloto da Force India cravou 2min16s282 na metade da sessão, faltando 45 minutos para o fim. Pouco depois, foi a vez de Senna deixar os boxes para abrir volta cronometrada. Com pneus para chuva intensa, o novo titular da Renault registrou 2min17s310, garantindo o sexto tempo.

      Faltando 40 minutos para o fim da sessão, apenas oito pilotos haviam registrado volta. Além de Schumacher e Rosberg, os únicos a estabelecer tempo rápido antes da chuva, Alguersuari, Buemi, Sutil, Pérez, Senna e Kobayashi apareciam na tabela de tempos em Spa-Francorchamps.



Em sua estreia como titular da Renault, Senna bateu e terminou o treino em 23º



      Pouco a pouco, os pilotos conseguiam melhorar os tempos. Sutil, por exemplo, conseguiu reduzir sua marca em quase 2s. Bruno também andou 2s5 mais rápido em relação ao seu primeiro giro cronometrado. Mas a pista ainda estava muito longe de uma secagem, tornando o tempo de Schumacher praticamente imbatível.

     Mas a alegria de Senna durou pouco, bem pouco. Na volta de retorno para os boxes, o brasileiro perdeu o controle do R31 na pista molhada, perdeu a traseira do carro e bateu na barreira de pneus da curva 9. A batida não chegou a ser forte, mas foi o suficiente para danificar tanto a asa quanto a suspensão traseira.

      Aos poucos, o trilho de pista seca foi se formando em alguns trechos do circuito de Spa. E com a melhora da condição do asfalto, os tempos, consequentemente, também foram reduzidos. Button foi o mais rápido dentre os pilotos que marcaram tempo com pista molhada. O britânico cravou 2min09s682, seguido por Webber, Vettel e Sutil. Estranhamente, Massa foi um dos únicos a não marcar tempo, assim como Hamilton e Maldonado, faltando 15 minutos para o fim da sessão.

      No mesmo ponto onde bateu Senna, Di Resta não conseguiu controlar o VJM04 e bateu leve, de lado, na curva 9. Para ter mais tempo para remover o carro do novato, a direção de prova acionou a bandeira vermelha e interrompeu o treino. O escocês voltou para os boxes a bordo de um carro de serviço. O treino foi retomado quando faltavam sete minutos para o fim.

     Nos instantes finais, vários pilotos conseguiram melhorar suas marcas, com destaque para a McLaren. Hamilton e Button chegaram a assumir o primeiro lugar, com vantagem para Jenson. No fim da sessão, o campeão do mundo em 2008 perdeu o quarto posto para Vettel. Um pouco mais atrás, Massa assinalou o sétimo tempo, seguido por Barrichello, que conquistou uma boa oitava marca.


Chuva atrapalhou um pouco os novatos em Spa


Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br



Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c