Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Klever destaca dificuldade da especial mais longa do Sertões. Sem ar-condicionado

Piloto do Valtra Dakar Eco Team foi o quarto colocado geral entre os carros nos 428 quilômetros cronometrados entre Lizarda (TO) e Balsas (MA). "Foi a mais cansativa", disse


6ª etapa - 15/08:
Lizarda (TO) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial: 1 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 7 km
Total do dia: 436 km

     O sentimento é de alívio para quem chegou inteiro a Balsas (MA) na tarde desta segunda-feira (15), depois do final da etapa Maratona, que passou pelo Jalapão, no estado do Tocantins. Após o cumprimento da sexta etapa do Rally dos Sertões, saindo de Lizarda, é hora de as equipes fazerem mais uma revisão minuciosa nos veículos para a continuidade da competição.

      A especial de hoje foi a mais longa do Sertões, com 428 quilômetros cronometrados. "E era bastante puxada. Havia muita buraqueira, trechos muito exigentes, erosões, lugares sinuosos... Tinha trechos em que a gente não andava 20 metros sem ter que fazer uma curva", descreveu Klever Kolberg, do Valtra Dakar Eco Team, que fechou o dia na quarta posição, com o tempo de 5h07min30s.

      Além dos buracos, erosões e do calor (faz 36 graus em Balsas), o Protom Etanol de Kolberg e seu navegador Flávio Marinho de França ficou sem o ar-condicionado logo no início da especial. "Foi um desfalque importante, tenho que admitir. Não se trata de conforto, mas sim de segurança, porque piloto e navegador chegam mais inteiros ao final, conseguem se concentrar melhor. Foi bem difícil hoje", destacou Kolberg. Diferente dos modelos de rua, o sistema de refrigeração da cabine do Protom by ProMacchina fica localizado na parte traseira e só entra em atividade com a rotação do cardan (e não do motor), garantindo menor prejuízo em termos de potência do motor.

      O resultado do dia recolocou seu adversário direto pelo título da categoria Protótipos Etanol na liderança. "O (Reinaldo) Varela forçou bastante hoje. Ele me passou e aí fomos logo atrás, forçando também. Estávamos no mesmo ritmo, mas ele aproveitou para passar várias motos e quadriciclos em um trecho largo da pista. E quando cheguei neles, já havíamos passado pelo retão. Tirando isso, foi uma boa especial. Entretanto, foi de longe o dia mais cansativo do Sertões", definiu.

Confira o resultado extra-oficial da sexta etapa:
1-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 4h56min14s
2-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 4h58min33s
3-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 4h58min49s
4-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 5h07min30s
5-) Luiz Facco/Glauber Fontoura - 5h47min15s
6-) Luis Stédile/Deco Muniz - 5h49min46s
7-) Luis Nacif/Humberto Ribeiro - 6h01min15s
8-) Marcelo Marchese/Carlos Eduardo Brites - 6h05min35s
9-) Elson Cascão/Elson Menezes - 6h08min36s
10-) Marcos Cotton/Eduardo Costa - 6h11min16s

Acumulado após seis etapas (os cinco primeiros):
1-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 19h44min09s
2-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 20h20min14s (a 36min05)
*3-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 20h22min53s (a 38min44s)
*4-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 20h27min52s (a 43min43s)
5-) Luis Stédile/Deco Muniz - 22h17min37s (a 2h33min28s)
* Categoria Protótipos Etanol.

7ª etapa - 16/08:
Balsas (MA) a Barra do Corda (MA)
Deslocamento inicial: 10 km
Trecho especial: 253 km
Deslocamento final: 55 km
Total do dia: 318 km

     Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral.

      Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 foi o campeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

     O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica.



Calor no cockpit foi um desafio a mais para a dupla do Valtra Dakar Eco Team


       Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site www.klever.com.br e siga a equipe no Twitter www.twitter.com/kleverkolberg e no Facebook www.facebook.com/kleverkolberg


Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br



Seja membro da Fan-Page do ESPORTESNET e ESPORTE MANIA http://www.facebook.com/pages/ESPORTESNET-Oficial/219777118063894