Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Comissão aprova, e F1 terá em 2012 Lotus (Renault), Caterham e Marussia

  Reunião em Genebra, nesta quinta-feira (3), oficializou a mudança dos nomes de três equipes para a próxima temporada. Lotus vira Caterham, a Renault assume o nome da Lotus, enquanto a Marussia Virgin agora se chamará apenas Marussia


Equipe de Jérôme D'Ambrosio e Timo Glock será apenas Marussia em 2012 (Getty Images)



   Saiu a primeira decisão da aguardada reunião da Comissão da F1, nesta quinta-feira (3) em Genebra, na Suíça. Na verdade, foi apenas a confirmação da mudança dos nomes das equipes para a próxima temporada. Lotus, Renault e Marussia Virgin dependiam da aprovação de todos os 12 times da categoria para mudar para Caterham, Lotus e Marussia, respectivamente. A oficialização das alterações finalmente colocou fim a um imbróglio em torno do nome Lotus que durava desde meados da temporada 2010.


     Escolhida pela FIA como uma das três novas equipes a ingressar na categoria na temporada passada, a Lotus contava com o apoio irrestrito da também malaia Proton, esta, dona do Grupo Lotus. Mas no meio do ano, a montadora colocou fim à parceria com o time de Tony Fernandes e deu início a uma batalha judicial pelos direitos de uso do nome Lotus, eternizado pelos feitos nas pistas e pelo seu fundador, Colin Chapman.
Graças ao Conselho da F1, Renault finalmente vira Lotus em 2012 (Getty Images)

     Para bater de frente com Fernandes, a Lotus decidiu patrocinar a Renault, equipe que não tem nada da montadora francesa, a não ser o nome, e colocou as cores preta e dourada nos carros, originalmente de Robert Kubica (substituído por Nick Heidfeld, e depois, por Bruno Senna) e Vitaly Petrov, além de estampar o clássico logotipo nos carros 9 e 10. Desde então, fez-se situação curiosa e estranha nas pistas, com duas equipes pleiteando o direito de serem chamadas de Lotus.

     No fim das contas, ficou como no ano passado, ou seja, Lotus, equipe verde e amarela de Fernandes, e a Renault, preta e dourada com os logotipos da Lotus, esta, apenas como patrocinadora do time.

     A guerra nos tribunais, e também nos bastidores, se arrastou durante boa parte de 2011, quando a Suprema Corte de Londres deu ganho de causa a Fernandes, que manteve o direito de usar o nome Lotus em sua equipe, conduzida na pista por Heikki Kovalainen e Jarno Trulli.


Já a Lotus deixa de usar o nome eternizado por Chapman para virar Caterham (Getty Images)


     Quase que ao mesmo tempo, o bilionário malaio, visando expandir sua participação no esporte, comprou a Caterham, uma das marcas históricas da Lotus. Foi o começo da transição para o novo nome, cuja decisão oficial saiu nesta quinta-feira.

     Já a mudança de Marussia Virgin para simplesmente Marussia se deu por razões bem mais simples. A montadora de carros de luxo da Rússia, parceira do time de Richard Branson desde o fim de 2010, decidiu aumentar sua participação na equipe. A Virgin, por sua vez, seguirá como parceira na F1, mas terá número de ações bem menor do que em 2011, e por tal motivo se justifica a alteração visando a próxima temporada.


Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br


Assista ao programa ESPORTE MANIA, na TSTV: http://ow.ly/64PTi

Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c