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Rádio ESPORTESNET

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sertões: irmãos Baumgart prontos para último teste antes do Sertões



"Carro está muito mais resistente", destaca Cristian Baumgart

     Depois do bom desempenho que colocou os dois carros do X Rally Team entre os melhores do Rally dos Sertões de 2010, as duplas formadas por Cristian Baumgart/Beco Andreotti e Marcos Baumgart/Kleber Cincea já se preparam para o último teste antes da 19ª edição da prova, que acontece entre os dias 9 e 19 de agosto, saindo de Goiânia (GO) até Fortaleza (CE), percorrendo um total de 4.096 quilômetros. Os dois Mitsubishi L200 Triton Evo passarão por uma avaliação final na próxima sexta-feira (5/9), na região de Mogi Guaçu, no interior paulista. Outra novidade é o fato de o X Rally Team integrar neste ano a equipe Mitsubishi Brasil, oficial da fábrica japonesa em competições de rali.

    "Este último teste será importante, pois vamos verificar todo o trabalho que a equipe tem realizado desde o ano passado", diz Cristian Baumgart. "Estamos muito confiantes em realizar uma ótima prova, e esperamos realmente ser competitivos. E a preparação que fizemos até agora é o que nos dá essa segurança de que daremos um ótimo resultado para a Mitsubishi", observa Marcos Baumgart.

     O teste vai validar os diversos detalhes que foram introduzidos no carro desde a edição anterior do Sertões visando não só a velocidade dos Triton Evo, como também manter a boa confiabilidade dos carros amarelos que estampam os patrocínios de Vedacit, Mitsubishi e Cidade Center Norte. "Derivada da Triton X10 utilizada em 2010, o modelo Evo é mais leve, mais rápido, potente e resistente e possui maior autonomia. O chassi é feito em estrutura tubular de aço, com carenagem em fibra de carbono - o que por si só já retira grande parcela de peso do carro em comparação com o modelo de série", detalha o navegador Beco Andretti, que compete ao lado de Cristian Baumgart.

     Se a condição básica para sobreviver às áridas adversidades do cerrado brasileiro é a força, a Triton Evo não deixa a desejar. Os dois carros são equipados com o motor do Mitsubishi Lancer Evolution X convertido para o uso do etanol - o que exigiu, já no ano passado, a reprogramação do gerenciamento eletrônico do conjunto. O propulsor, com quatro cilindros em linha, 2.0 litros, turbo intercooler e 16 válvulas, tem 330 cavalos de potência a 7 mil rpm (torque máximo de 40 kgfm a 3.500 rpm). "A velocidade máxima é estimada em 194 km/h", observa Kleber Cincea, navegador de Marcos Baumgart.

     Para formar um trem de força à altura do forte motor, a equipe optou pelo câmbio Sadev, sequencial de seis marchas. A transmissão conta com tração nas quatro rodas e é completada pelos dois diferenciais autoblocantes (um para cada eixo), que distribuem a força do motor e evitam que as rodas patinem em pisos com baixa aderência.

     De 2010 para 2011, o carro ganhou "massa": 20 quilos a mais para garantir mais autonomia, já que o tanque de combustível - formado por uma estrutura externa (caixa) de kevlar e uma bolsa interna de borracha (reservatório) - aumentou de 350 para 400 litros. "Isso para evitar de termos que abastecer durante as especiais", comentou Marcos Baumgart.

    A força do conjunto foi melhorada. A estrutura é feita em aço cromo-molibidênio e a carroceria em fibra de carbono, que garante leveza e resistência. O conjunto de suspensões é independente nas quatro rodas, com duplo triânbulo tubular (também de aço cromo-molibidênio) e dois amortecedores Ohlins em cada roda. Os freios são produzidos pela italiana Brembo, com discos de aço nas quatro rodas e pinças com quatro pistões cada.

     "Temos um carro mais bem acertado, mais resistente e com maior autonomia. A potência de que já dispúnhamos ano passado era excelente, e como o trajeto deste ano promete ser mais travado, preferimos focar nos fatores que realmente podem fazer a diferença neste tipo de ambiente", destacou Cristian. Confira a ficha-técnica do Mistubishi L200 Triton Evo:


FICHA TÉCNICA

Triton Evolution
Motor: 4 cilindros 2.0 turbo intercooler 16 válvulas (Lancer Evolution X)
Módulo de Injeção: Motec
Velocidade Máxima: 194km/h
Cambio: Sadev sequencial de 6 marchas
Tanque: 400 litros
Peso bruto: 1.800kg
Comprimento: 4.400mm
Tração: 4x4 Integral
Carroceria em fibra de carbono
Estrutura tubular em aço cromolibidênio
Suspensão: Independente na dianteira e traseira com amortecedores Ohlins

O X Rally Team disputa o Rally Internacional dos Sertões há 12 anos e é patrocinado por Vedacit, Mitsubishi e Cidade Center Norte.

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De olho no título, Klever busca melhorar "apenas uma posição" no Sertões 2011

Vice-campeão na classificação geral do ano passado, experiente piloto já tem três títulos no chamado maior desafio brasileiro sobre rodas


Piloto e máquina prontos para mais um Rally dos Sertões

     Dono de três títulos no Rally Internacional dos Sertões - dois deles na classificação geral - Klever Kolberg vem mais preparado do que na edição de 2010. As melhorias no carro do Valtra Dakar Eco Team, realizadas pela ProMacchina, colocam o protótipo a etanol do experiente piloto da Valtra/Veolia/Borrachas Vipal/Banco Fator/Arfix/Sparco/Dakar Inovação/Arycom/Unica entre os favoritos na prova que começa no próximo dia 9, em Goiânia (GO) - e irá percorrer pouco mais de quatro mil quilômetros para terminar em Fortaleza (CE), no dia 19 de agosto.

     "Não quero melhorar muito. Só uma posição para mim já é suficiente", brincou Klever, que foi o vice-campeão geral no ano passado, mas foi também campeão da recém criada categoria Pro Etanol. "Falando sério, vai ser uma corrida muito mais difícil, porque todo mundo está muito melhor preparado neste ano, inclusive as equipes de fábrica, que prepararam verdadeiras ‘espaçonaves’. De outro lado, caso eu tenha a honra de vencer neste ano, será uma vitória muito valiosa para mim, justamente pelo nível da concorrência de 2011", apontou.

     No ano passado, Klever disputou o Dakar com um projeto inovador: foi o primeiro piloto na história da competição a fazer todo o trajeto usando apenas do etanol como combustível. Ao voltar do rali realizado entre Argentina e Chile, seu foco voltou-se para o Sertões, que aconteceu cinco meses depois. "Usamos algumas coisas do primeiro carro e alteramos muitas outras. Então, partimos para o Sertões meio que às cegas, porque não tínhamos muita ideia de como o carro iria se comportar, porque tudo foi feito em um espaço de tempo muito curto, enquanto as outras equipes tiveram um período muito maior para trabalhar", lembrou.

     Mesmo assim, a experiência e a qualidade técnica do Valtra Dakar Eco Team neste tipo de competição prevaleceram. Alguns problemas foram enfrentados, principalmente nos primeiros dias com a bomba de combustível do protótipo. "Sertões é isso: se você enfrenta algum problema, fica para trás. Depois encontramos soluções e pudemos manter um ritmo constante, mas aí já não havia mais tempo para alcançarmos os ponteiros", explicou Kolberg, que, ao lado de Flavio Marinho de França, terminou a prova em segundo lugar na classificação geral, atrás somente da dupla Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad, que correu com apoio oficial de fábrica.

     Klever ressaltou também que, diferentemente do ano passado, a preparação para este Sertões começou com bastante antecedência. "Em 2010 estávamos bastante envolvidos com a conclusão do projeto etanol no Dakar. A entrada no Sertões foi uma consequência, mas com um carro bem diferente, e que foi preparado em cima da hora. Então não tivemos tanto tempo de preparação, porque estávamos a apenas alguns dias da prova", lembra. "Agora tudo começou bem antes, o carro está muito melhor do que o anterior, melhorou em todos os fundamentos técnicos, por isso estou bem confiante. Mas no Sertões nunca se sabe, já que o principal adversário de todos é o próprio rali, com suas dificuldades, trechos desérticos, cansaço e provações", espera.

     Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral.

    Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 foi o campeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

     O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica.

     Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site http://www.klever.com.br/ e siga a equipe no Twitter www.twitter.com/kleverkolberg e no Facebook www.facebook.com/kleverkolberg

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