Vice-campeão na classificação geral do ano passado, experiente piloto já tem três títulos no chamado maior desafio brasileiro sobre rodas
Piloto e máquina prontos para mais um Rally dos Sertões |
Dono de três títulos no Rally Internacional dos Sertões - dois deles na classificação geral - Klever Kolberg vem mais preparado do que na edição de 2010. As melhorias no carro do Valtra Dakar Eco Team, realizadas pela ProMacchina, colocam o protótipo a etanol do experiente piloto da Valtra/Veolia/Borrachas Vipal/Banco Fator/Arfix/Sparco/Dakar Inovação/Arycom/Unica entre os favoritos na prova que começa no próximo dia 9, em Goiânia (GO) - e irá percorrer pouco mais de quatro mil quilômetros para terminar em Fortaleza (CE), no dia 19 de agosto.
"Não quero melhorar muito. Só uma posição para mim já é suficiente", brincou Klever, que foi o vice-campeão geral no ano passado, mas foi também campeão da recém criada categoria Pro Etanol. "Falando sério, vai ser uma corrida muito mais difícil, porque todo mundo está muito melhor preparado neste ano, inclusive as equipes de fábrica, que prepararam verdadeiras ‘espaçonaves’. De outro lado, caso eu tenha a honra de vencer neste ano, será uma vitória muito valiosa para mim, justamente pelo nível da concorrência de 2011", apontou.
No ano passado, Klever disputou o Dakar com um projeto inovador: foi o primeiro piloto na história da competição a fazer todo o trajeto usando apenas do etanol como combustível. Ao voltar do rali realizado entre Argentina e Chile, seu foco voltou-se para o Sertões, que aconteceu cinco meses depois. "Usamos algumas coisas do primeiro carro e alteramos muitas outras. Então, partimos para o Sertões meio que às cegas, porque não tínhamos muita ideia de como o carro iria se comportar, porque tudo foi feito em um espaço de tempo muito curto, enquanto as outras equipes tiveram um período muito maior para trabalhar", lembrou.
Mesmo assim, a experiência e a qualidade técnica do Valtra Dakar Eco Team neste tipo de competição prevaleceram. Alguns problemas foram enfrentados, principalmente nos primeiros dias com a bomba de combustível do protótipo. "Sertões é isso: se você enfrenta algum problema, fica para trás. Depois encontramos soluções e pudemos manter um ritmo constante, mas aí já não havia mais tempo para alcançarmos os ponteiros", explicou Kolberg, que, ao lado de Flavio Marinho de França, terminou a prova em segundo lugar na classificação geral, atrás somente da dupla Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad, que correu com apoio oficial de fábrica.
Klever ressaltou também que, diferentemente do ano passado, a preparação para este Sertões começou com bastante antecedência. "Em 2010 estávamos bastante envolvidos com a conclusão do projeto etanol no Dakar. A entrada no Sertões foi uma consequência, mas com um carro bem diferente, e que foi preparado em cima da hora. Então não tivemos tanto tempo de preparação, porque estávamos a apenas alguns dias da prova", lembra. "Agora tudo começou bem antes, o carro está muito melhor do que o anterior, melhorou em todos os fundamentos técnicos, por isso estou bem confiante. Mas no Sertões nunca se sabe, já que o principal adversário de todos é o próprio rali, com suas dificuldades, trechos desérticos, cansaço e provações", espera.
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral.
Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 foi o campeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.
O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica.
Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site http://www.klever.com.br/ e siga a equipe no Twitter www.twitter.com/kleverkolberg e no Facebook www.facebook.com/kleverkolberg
Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br
Twitter: http://twitter.com/feafirmino
Seja membro da Fan-Page do ESPORTESNET e ESPORTE MANIA http://www.facebook.com/pages/ESPORTESNET-Oficial/219777118063894