Na terça-feira (23), a CBF anunciou que a seleção brasileira sub-20, campeã mundial da categoria, representará o futebol masculino no Pan-Americano de 2011, em Guadalajara. Com isso, o Brasil deverá ter no México o melhor time do país na história dos Jogos.
Ney Franco, campeão mundial com a seleção Sub-20 |
Até 2007, no Pan do Rio, a seleção brasileira era representada na maioria das vezes por equipes sub-17. Nunca o Brasil mandou jogadores do quilate de Neymar, Lucas, Casemiro, Oscar, Danilo, entre outros, titulares em seus clubes, para a competição. Em 2003, a grande estrela do Brasil era o atacante Dagoberto, do São Paulo, que na época tinha 20 anos e estava começando a carreira no Atlético-PR. Em 2007, o grande nome do time era o meia Lulinha, então no Corinthians, aos 17 anos.
De olho na Olimpíada de 2012, a CBF resolveu investir na preparação do sub-20, já que boa parte dos campeões mundiais de 2011 deve estar em Londres. Em Guadalajara o limite de idade da competição será 22 anos, o que também pesou na decisão da entidade de mandar a equipe sub-20 em vez do time sub-17. Na Olimpíada, o limite é de 23 anos.
Há 24 anos, em 1987, no Pan de Indianápolis, nos EUA, o Brasil conquistou sua última medalha de ouro no futebol masculino nos Jogos. O time, que só tinha 13 jogadores, era treinado por Carlos Alberto Silva e venceu o Chile por 2 a 0, na prorrogação, levando o título. As estrelas daquela equipe eram o goleiro Taffarel, que virou titular porque outros dois goleiros não puderam ir, e os zagueiros Ricardo Gomes e Ricardo Rocha, antes de se tornarem conhecidos.
Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br
Twitter: http://twitter.com/feafirmino
Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c