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Rádio ESPORTESNET

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Equipes aceitam motor V6 de 1,6 L, mas regra só entra em vigor em 2014

Em reunião em Londres nesta quarta-feira (22), as equipes da F1 e os fabricantes aceitaram a introdução de motores V6 de 1,6 L, mas a regra somente entrará em vigor em 2014


      As equipes da F1 e os fabricantes de motores decidiram, durante uma reunião em Londres nesta quarta-feira (22), aceitar uma mudança nas especificações dos novos motores, que agora serão V6 de 1,6 L. A alteração, entretanto, deve ser introduzida apenas em 2014. A medida é uma tentativa de adequar a categoria máxima às regulamentações mundiais de proteção e preservação do meio ambiente. 

Getty Images

 
     Assim, a regra do uso de motores de quatro cilindros, medida proposta anteriormente e que deveria entrar em vigor no ano que vem, será descartada. Isso porque foi apresentada no encontro a contraproposta em favor de motores de 1,6 L e seis cilindros, que agradou aos times e aos fornecedores, que antes encaravam com certa desconfiança e reserva a adoção de motores de quatro cilindros. 

     Entende-se que o acordo foi unânime, especialmente para garantir a presença dos fornecedores no Mundial e o apoio do Conselho Mundial da FIA. Depois do encontro de hoje, ficou definido também a continuidade do uso do Kers, o sistema de reaproveitamento de energia cinética, também como compromisso de fazer da F1 menos agressiva ao meio ambiente. As regras revistas na reunião devem ser ratificadas pelo Conselho da entidade máxima na segunda-feira, depois do GP da Europa, em Valência, neste final de semana.
 
      Dos atuais fabricantes, somente a Renault havia sido totalmente favorável à proposta inicial de motores de quatro cilindros, tendo inclusive ameaçado deixar a F1 caso a medida não entrasse em vigor.
     Ferrari e Mercedes, por outro lado, manifestaram preocupação com as medidas iniciais, assim como a Cosworth, enquanto Bernie Ecclestone foi o mais duro defensor dos motores de 1,6 L.


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Próximos GPs definem foco da Ferrari em 2011 ou 2012, diz projetista

Nikolas Tombazis, projetista-chefe da Ferrari, afirmou que o time vai esperar as próximas corridas para saber se ainda busca o título ou se inicia os trabalhos pensando em 2012


     Um pouco de cautela não faz mal a ninguém, e a Ferrari, com prudência e dinheiro no bolso, resolveu esperar as próximas corridas antes de decidir se vai alterar o foco do desenvolvimento para a temporada 2012 ou se mantém os esforços na disputa do título deste ano. Nikolas Tombazis, projetista-chefe da equipe, apontou uma tendência de melhora no rendimento dos carros do time, o que gera esta espera.

     "Progredimos muito nos últimos meses e acredito que isso foi visível nas corridas recentes. Esperamos que esta tendência continue. O que vai decidir se nós nos sentimos ou não com chances de lutar pelo campeonato, mesmo que estejamos muito atrás nos pontos, são as próximas corridas", declarou o grego.

EFE
O rendimento da 150º Italia nos próximos GPs vai definir os rumos da Ferrari

     Por ter sofrido três abandonos nas últimas três provas — dois de Felipe Massa e um de Fernando Alonso —, a Ferrari vem diagnosticando uma falta de sorte nas últimas etapas. Segundo Stefano Domenicali, chefe da escuderia, o momento atual do time merece melhores resultados.

    Quinto colocado no campeonato, Alonso tem 69 pontos, 92 a menos do que o líder isolado, Sebastian Vettel. Massa, por sua vez, marcou apenas 32, somente um a mais do que Vitaly Petrov, da Renault.

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