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Rádio ESPORTESNET

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Na China, Sérgio Jimenez volta ao GT1

Piloto foi convidado pela DKR Engineering e correrá a antepenúltima rodada dupla do Mundial com o Corvette ao lado do francês Michael Rossi


     Sérgio Jimenez (GFS Software/CIAO) voltará ao volante de um carro do Mundial de GT1 da FIA neste final de semana. O brasileiro, que correu em duas rodadas duplas do campeonato em 2010, tendo chamado atenção de várias equipes da categoria, fará o retorno com o time que primeiro lhe deu a oportunidade em novembro do ano passado, em Interlagos: a DKR Engineering, preparadora dos Corvette Z06.

     "Desde o ano passado, quando corri no GT1 pela primeira vez, defini a categoria como um dos grandes objetivos da minha carreira ao lado da Stock Car. São os carros de turismo mais rápidos do planeta, e é a categoria mais importante e melhor consolidada entre os GTs", destacou Jimenez. "Eu já vinha conversando com a equipe desde o início do ano - eu tentando patrocínios aqui e eles na Europa para viabilizar a minha participação. O namoro foi longo, e somente agora eles conseguiram tornar possível que eu corresse pela DKR e estou extremamente feliz por ter dado certo".

      O GT1 volta às atividades depois de ter sua última corrida realizada no meio de julho, em Paul Ricard, na  França. Findas as férias do verão europeu, a categoria vai à China para sua oitava e antepenúltima rodada dupla do campeonato. O palco será o novíssimo circuito localizado na cidade de Ordos - a 760 quilômetros de Pequim. A capital chinesa também deverá receber no final de semana seguinte a nona e penúltima rodada dupla da competição - ainda falta confirmação oficial.

      O circuito de 3,7 quilômetros de extensão será uma novidade para todos, o que coloca Jimenez, de 27 anos, em um pouco mais de igualdade de condições com seus adversários. "Já corri com este carro, mas faz praticamente um ano. Vou ter de me reacostumar com ele, mas não acho que será difícil. Até porque a categoria não faz uma corrida desde o mês de julho, então todo mundo terá de fazer uma pequena readaptação. O que pesa contra mim é o fato de eu não estar fazendo a temporada toda, então ainda não tenho a mão do carro como os concorrentes, não estou entrosado com a equipe. São estes pequenos detalhes que no fim das contas até podem fazer alguma diferença", disse.

     Jimenez fez sua estreia na categoria em 2010 durante a penúltima rodada dupla da temporada, justamente no circuito de Interlagos. Convidado pela organização da prova a fazer dupla com o compatriota Claudio Dahruj, Jimenez impressionou a equipe DKR ao liderar o primeiro treino livre em seu primeiro contato com o Corvette. Seu desempenho lhe rendeu um convite para disputar as provas de encerramento do campeonato, no circuito de San Luís, na Argentina. Entretanto, Sérgio correu de Lamborghini para substituir Ricardo Zonta - e por indicação do mesmo. Na prova, foi o quarto colocado, tendo sido o melhor Lamborghini do fim de semana, ao lado do alemão Frank Kechele na All-Inkl.

     A meta de Sérgio Jimenez é repetir o bom trabalho com a equipe e iniciar as negociações para que se torne piloto oficial da DKR para a próxima temporada.


Piloto estará novamente a bordo do Corvette Z06 da DKR Engineering


Confira a programação do final de semana, no horário de Brasília:

QUINTA-FEIRA (01.set)
23h00 - 00h20: 1º Treino Livre

SEXTA-FEIRA (02.set)
04h30 - 05h50: Treino Pré-Classificatório
22h45 - 23h45: Treino Classificatório

SÁBADO (03.set)
04h15 - 05h15: 1ª Corrida
22h30 - 23h00: Warm Up

DOMINGO (04.set)
04h15 - 05h15: 2ª Corrida

Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

Siga-o no Twitter: @sjimenez10
 
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Vettel tem caminho suave para o Bi


Vettel com caminho tranquilo para o bi.

      Ao se fazer um comparativo entre 2010 e 2011 de Sebastian Vettel, o domínio do alemão fica nítido na atual temporada. No ano passado, o piloto da Red Bull teve desempenho oscilante nas primeiras 12 etapas do Mundial e anotou 151 pontos. Já neste campeonato, o agora campeão do mundo soma 259 depois da vitória em Spa-Francorchamps no último domingo (28), número superior até mesmo ao conquistado em toda sua jornada rumo ao título — quando marcou 256.

      Cada vez mais perto do bi, Vettel tem como concorrente mais ‘próximo’ o companheiro de time, Mark Webber. Próximo entre aspas, mesmo, já que o abismo que separa o jovem do veterano de 35 anos recém-completados, 92 pontos, deixa Sebastian em posição tão confortável que nem mesmo subir ao pódio se faz necessário para que o tedesco leve mais um caneco para sua cidade-natal, Heppenheim.

      Restam sete provas para o encerramento da temporada: Itália, Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Índia, Abu Dhabi e Brasil. A vantagem de Vettel para o australiano é tamanha que o líder poderia ficar de fora das próximas três corridas, e ainda assim, voltaria para Yeongam com 17 pontos de frente, isso se Webber vencesse todas as etapas. Hipótese tão improvável quanto a de Sebastian ficar ausente de alguma etapa do Mundial, ainda mais com o segundo título mundial cada vez mais próximo.

      Mas Vettel já tem condições plenas de administrar a enorme vantagem que possui e apenas ‘correr para chegar’. Mesmo que o número 1 do mundo termine todas as sete corridas em quarto e Webber vença as etapas remanescentes do Mundial, ainda assim, o alemão seria campeão — de forma apertada, é verdade. Mark, que detém 167 pontos no ano, subiria no lugar mais alto do pódio, em Interlagos, com 342. Seb, se fosse quarto colocado em todas as etapas finais de 2011, somaria 343, ou seja, seria bicampeão com um ponto de diferença.

      Outro cálculo que se faz pertinente, dada a larga e confortável margem que Vettel ostenta para seus rivais, serve para projetar quando o campeonato será matematicamente definido. Claro que é apenas uma projeção, e isso não leva em conta o fato que a Red Bull é sabidamente inferior às rivais McLaren e Ferrari em Monza. Mas caso Sebastian vença as próximas três etapas do Mundial e Webber complete a dobradinha taurina, a diferença subiria para 113 pontos faltando apenas quatro corridas para o desfecho do certame.

      Dessa forma, Vettel viraria o bicampeão mundial mais jovem da história da F1 — com pouco mais de 24 anos — e alcançaria tal marca em Suzuka, circuito onde Alain Prost, Ayrton Senna e Nelson Piquet também celebraram um título da categoria.


Red Bull caminhando para o bi.

 
      Ainda sobre a classificação do Mundial de Pilotos em 2011, há um dado nada surpreendente, é verdade, mas que se faz necessário ressaltar. Apenas os cinco primeiros colocados — além de Vettel e Webber, Fernando Alonso (com 157 pontos), Jenson Button (com 149) e Lewis Hamilton (com 146) têm condições de conquistar o título. Desses, apenas o australiano jamais foi campeão do mundo. A partir do sexto melhor posicionado, Felipe Massa — que soma 74 pontos, e é preciso observar, faz temporada discretíssima pela Ferrari e tem como melhor resultado quatro quintos lugares —, nenhum dos competidores têm qualquer chance matemática de ser campeão nesta temporada.

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