Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

domingo, 13 de novembro de 2011

Artigo: Efeitos positivos e negativos da cafeína.

    Cada vez mais frequente entre praticantes de atividade física, o consumo de algum recurso ergogênico requer acompanhamento médico e nutricional que garanta o uso correto e adequado para evitar efeitos adversos e até mesmo perigosos.
   
    Um dos principais componentes dos ergogênicos mais conhecidos é a cafeína. Que, se administrada em doses adequadas, pode apresentar efeitos benéficos sobre alguns sistemas fisiológicos – destacando-se a memória e o gasto energético. O consumo moderado (200 – 300mg/dia) de cafeína pode:

1) Diminuir a fadiga mental;
2) Aumentar o gasto energético de repouso;
3) Diminuir a sensação de esforço associado à atividade física;
4) Melhorar o desempenho físico, motor e cognitivo;
5) Aumentar a capacidade de concentrar e focar a atenção;
6) Reforçar a memória de curto prazo;
7) Aumentar a capacidade de resolver problemas que requerem raciocínio;
8) Aumentar a capacidade de tomar decisões;
9) Melhorar a coordenação neuromuscular.
    Estudos mostraram que após 20 minutos do consumo de 100 mg de cafeína, indivíduos saudáveis apresentaram aumento da atividade neural em áreas cerebrais associadas com a atenção durante a execução de atividades que exigiam o uso de memória de curto prazo como, por exemplo, armazenar número de telefone por alguns minutos.
 
     Para os homens a ingestão de 200mg de cafeína/dia tende a aumentar o metabolismo basal (e consequentemente o nível de gasto calórico) em 7% ao longo de 3 horas. A cafeína também aumenta a temperatura corporal, o que explica uma parte deste gasto energético.
 
     Finalmente, ela ajuda na mobilização de gorduras e também na oxidação de parte delas. Tanto no homem quanto na mulher, o efeito emagrecedor produzido pela cafeína é maior em indivíduos jovens que nos mais velhos. Os esportistas apresentam um efeito antigordura maior que os indivíduos sedentários.
 
     Entretanto, cabe ressaltar que o consumo excessivo de cafeína pode causar efeitos adversos, como irritabilidade, dores de cabeça, insônia, diarreia e palpitações no coração.

(Fonte: Portal Nutritotal, 2011)
Marcelo Ferreira
Nutricionista

Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br


Assista ao programa ESPORTE MANIA, na TSTV: http://ow.ly/64PTi

Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c