Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

domingo, 16 de outubro de 2011

Ministro do Esporte tenta se defender de acusações

     O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, afirmou que recebeu o aval e conselho da presidente Dilma Rousseff para continuar trabalhando normalmente à frente da pasta, apesar das denúncias de corrupção. Na manhã deste sábado, o político fez o possível para mostrar a sua indignação quanto às acusações de que teria sido o gerente de um esquema de desvio de recursos do programa esportivo Segundo Tempo.

    - Se é feita uma calúnia, o que tem de se fazer é desmontar essa calúnia. Quem acusa tem de provar. E não há uma única prova. E não há hipótese de existir uma prova porque ela não existe. Desafio os personagens a apresentar uma única que seja, isso é uma ficção - disse o ministro do Esporte, que vai processar seus acusadores.
    Na edição que chegou neste sábado às bancas, a revista "Veja" trouxe reportagem em que o policial militar João Dias Ferreira, preso no ano passado, afirmou que Orlando Silva era o responsável pelo desvio de recursos do programa do Ministério do Esporte, através de convênios realizados com ONGs.

     O dinheiro seria destinado a dirigentes e ao seu partido, o PCdoB.

    Outras acusações a Orlando Silva Júnior partiram de um empregado de Ferreira, Célio Soares que teria sido motorista do grupo e responsável por entregar maços de dinheiro ao político na garagem do Ministério do Esporte, em 2008.

     Orlando Silva afirmou que as acusações têm cunho pessoal e político. Disse que convênios celebrados por Ferreira com o ministério estão sob investigação e que o policial será obrigado a devolver cerca de R$ 3 milhões.

     - Só o encontrei uma única vez, a pedido do então ministro do Esporte, Agnelo Queiroz. O outro (Soares) nem sei quem é. Quando começamos a investigar os convênios feitos por ele, porque não foi prestado contas, funcionários do ministério sofreram insinuações e até ameaças físicas. Essas denúncias podem ser uma cortina de fumaça - contou Orlando Silva.
    Outra hipótese levantada por Orlando Silva foi a de que as acusações fazem parte de um jogo político para desestabilizar o ministério do Esporte. Frisou que o crescimento das atribuições, por causa da realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, transformaram a pasta em alvo de cobiça e que ele e seu partido ficaram no centro de interesses políticos.

    Na tentativa de afastar qualquer tipo de suspeita quanto à sua conduta, Orlando Silva disse que ligou para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e solicitou que um inquérito fosse aberto para investigar as denúncias contra ele. Também colocou à disposição dos órgãos fiscalizadores a quebra de seus sigilos bancário, fiscal eletrônico.

    Quanto à reação da presidente Dilma Rousseff às denúncias contra o Ministério do esporte, Orlando Silva declarou ter ficado contente após ter conversado com ela.

   - Liguei nesta manhã para falar com a presidente e informá-la  sobre a reportagem. Mostrei os dados para transmitir segurança a ela de que a minha atitude durante todo o tempo foi correta. E fiquei satisfeito e feliz depois de ter conversado com ela, que me orientou a continuar o trabalho de modo que a rotina do ministério não seja impactada - ressaltou o ministro.
   Sobre o pedido de afastamento que o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (SP), quer impetrar na Procuradoria Geral da União, Orlando Silva disse que não compete a ele interferir na ação de parlamentares. Considerou que o Brasil é uma democracia e que o deputado deve usar os meios que achar convenientes na busca por seus direitos.
   
    - O Brasil a cada quatro anos tem eleição. É o presidente que ganha a eleição quem nomeia ou demite um ministro. Não é do jogo que a oposição nomeie ou demita um ministro - considerou Orlando Silva, que se colocou à disposição para ir ao Congresso Nacional dar explicações sobre o caso.

Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br


Assista ao programa ESPORTE MANIA, na TSTV: http://ow.ly/64PTi

Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c