Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Alimentos que podem ajudar a imunidade.


   Entramos na primavera. Mas apesar disso temos convivido com as quatro estações no mesmo dia: calor, frio, sol, chuva, umidade relativa do ar beirando ao deserto!

     Essas variações bruscas (e radicais) de temperatura expõem muito mais nosso corpo à ação de vírus e bactérias, causadoras de infecções e/ou desconfortos dos mais diversos.

     Para quem pratica atividade física em academias, os riscos são maiores em função de dois fatores: o próprio desgaste do organismo gerado pelos exercícios; e a frequência em ambientes fechados e geralmente com alta concentração de pessoas.

     Algumas dicas simples e práticas de alimentação podem ajudar o organismo a preservar a imunidade, garantindo assim sua saúde e bem estar. Eis o que recomendo:

COUVE MANTEIGA

NUTRIENTES: Vitaminas B2, B3, B6, C, E, K, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, zinco; flavonóides; glicosinolatos; fibras.

Os nutrientes da couve são especialmente benéficos para a pele e as membranas celulares, além de incentivar a cicatrização de machucados. A couve é rica em glicosinolatos, fotoquímicos naturais que bloqueiam substâncias cancerígenas, estimulam a desintoxicação equilibram a produção de enzimas e inibem a reprodução das células cancerígenas. Contém ainda flavonoides, benéficos para a circulação sanguínea e para o estímulo à resposta imunológica e fitosteróis, fundamentais para controlar o nível de colesterol no sangue. Além disso, a couve está repleta de vitamina B, que aumenta a energia e a capacidade do sistema imunológico de combater as células invasoras. Contém alto teor de vitamina C, antioxidante e betacaroteno. É também rica em minerais que aumentam a imunidade, inclusive ferro e zinco, e em vitamina K, auxiliar na coagulação sanguínea e na cicatrização.

BRÓCOLIS

NUTRIENTES: Vitaminas B3, B5, C, E, ácido fólico, betacaroteno; cálcio, ferro, zinco, sulforafanos

O consumo de brócolis duas a três vezes por semana pode prevenir doenças cardíacas e resfriados e até mesmo o câncer. Os brócolis são uma verdadeira usina do antioxidante vitamina C, nutriente essencial para a resposta imunológica. Constituem uma ótima fonte de carotenóides, que, ao regular o sistema imunológico, beneficiam o timo, produtor dos linfócitos T. Com alto teor de vitaminas necessárias para a imunidade e a saúde do sistema nervoso, os brócolis contem ainda sulforafanos, poderosos fotoquímicos anticancerígenos que inibem o crescimento de tumores. Ricos em fibras, vitais para a digestão saudável, possuem também propriedades desintoxicantes e hepáticas.

MORANGO

NUTRIENTES: Vitaminas B3, B5, C; flavonoides, ácido elágico, fibras.

Auxiliam a produção de colágeno e ajudam a proteger a elasticidade da pele. Uma porção média de morangos fornece uma quantidade de vitamina C duas vezes maior que a dose diária recomendada para adultos, aumentando a resistência do organismo. Graças ao alto teor de fibras, são ótimos para o coração e para a digestão. Contém ácido elágico fotoquímico anticancerígeno que ajuda a destruir algumas das toxinas contidas na fumaça do cigarro e no ar poluído. Auxiliam o funcionamento do sistema nervoso, combatendo males relacionados ao estresse.

BANANA

NUTRIENTES: Vitaminas B2, B5, B6, C, biotina, magnésio, manganês, potássio, fibras.

A banana contém alto teor de vitaminas do complexo B, necessárias para a produção de energia. Entre elas estão a vitamina B5, que contribui para a formação das células de defesa do sistema imunológico, e B6, auxiliar na eliminação de toxinas. A banana também constitui uma ótima fonte de vitamina C, que fortalece a imunidade, e de manganês, mineral utilizado na produção do antiviral interferon. Além disso, seu teor de fibras e potássio regula os fluidos corporais e a função nervosa.

ARROZ INTEGRAL

NUTRIENTES: Vitaminas B1, B3, ácido fólico, ferro, magnésio, manganês, fosfato, cobre, zinco; carboidratos complexos; fibras; proteínas

O arroz integral é completo de vitaminas do complexo B, fundamentais para a saúde do cérebro e do sistema nervoso. Suas proteínas ajudam na constituição dos músculos, pele e cabelos. Apresenta alto teor de zinco e outros minerais essenciais, como magnésio, fosfato e cobre que contribuem para aumentar a resistência contra infecções. Rico em fibras é excelente para o sistema digestório e ajuda a reduzir o colesterol – vital para a saúde do coração. È um carboidrato complexo que libera energia aos poucos, sendo excelente para evitar os excessos de fome.

CAMOMILA

NUTRIENTES: Flavonoides, tanino, cumarina, ácido valeriânico.

A camomila contém flavonóides antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem de infecções e doenças. Um desses flavonóides – a quercetina – apresenta propriedades antiinflamatórias e é usada para cuidar do trato digestório. A camomila é levemente sedativa e, quando consumida na forma de chá, pode estimular o sono e acalmar os nervos, permitindo que o sistema imunológico funcione com eficiência.

É a ACE Esportes trabalhando por você e para você.

Autor: Marcelo Ferreira
Nutricionista



Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br


Assista ao programa ESPORTE MANIA, na TSTV: http://ow.ly/64PTi

Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c