Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Atletas consagrados e em ascensão iniciam Circuito Mundial de Vôlei de Praia de olho em Londres

A etapa de Brasília (DF) marcará o início da corrida por uma vaga na Olimpíada de 2012: objetivo que motiva tanto veteranos campeões olímpicos, como Ricardo e Emanuel, quanto o jovem "Rei da Praia" Alison



Alison vai para a etapa de Brasília (DF) deste ano como "Rei da Praia"
     A luta por uma vaga no torneio de vôlei de praia na Olimpíada de Londres 2012 vai começar na etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour), que será disputada entre os dias 17 e 23 de abril. São duas vagas disponíveis para as duplas brasileiras. Em Brasília (DF), quatro parcerias estão confirmadas na chave principal: Emanuel e Alison; Ricardo e Márcio Araújo; Thiago e Harley; e Pedro Solberg e Pedro Cunha.
     Quando jogavam juntos, Ricardo e Emanuel alcançaram a única medalha de ouro olímpica brasileira conquistada por homens na modalidade. Isso aconteceu em Atenas 2004. Além disso, a dupla se sagrou campeã do Circuito Mundial em cinco ocasiões, de 2003 a 2007. Mesmo assim, nenhum dos dois perdeu a ambição de continuar no topo do pódio.
    Segundo Emanuel, que agora joga com Alison, o segredo para o sucesso é se reinventar a cada ano. "Com o esporte, aprendi que as críticas são necessárias para a nossa evolução. Se continuo a jogar, é porque ainda vejo a possibilidade de melhorar em algum fundamento", afirmou o atleta, que faz 38 anos nesta sexta-feira, 15 de abril.
     Para Ricardo, que atua ao lado de Márcio Araújo, estar sempre motivado é uma obrigação para os grandes esportistas. "O atleta de alto nível é movido a desafios e a objetivos. Estou sempre renovando minhas metas. Hoje, quero muito ir para Londres e estou concentrado nisso. É o meu sonho, vou lutar muito para realizá-lo", disse o jogador de 36 anos.
     Quem conquistou uma medalha de ouro em Olimpíada sabe como é difícil chegar nesse momento e como é gratificante estar lá. "Significa a chegada à excelência no vôlei de praia. Foram mais de dez anos construindo a medalha de ouro. Após a conquista, percebi que ser campeão vai além do ato de competir. É ser um exemplo de postura e força de vontade. Fiz um bem para meu esporte e para o meu país", comentou Emanuel. "A medalha é como uma joia para mim. Sei o quanto foi duro chegar na Olimpíada. Tenho muito orgulho disso", acrescentou Ricardo.

     O novo "Rei da Praia" trabalha duro por mais conquistas

     O sucesso de atletas renomados como Ricardo e Emanuel motiva os mais jovens a repetirem os feitos desses grandes ídolos do esporte nacional. É exatamente esse o pensamento de Alison, de 25 anos, que faz parceria com um dos grandes campeões. E aprende muito com ele. "O Emanuel é um fora de série. É muito bom ter um jogador do nível e da qualidade dele ao lado. Acaba sendo uma segurança a mais, principalmente porque ele passa tranquilidade. Aprendi muito e continuo aprendendo com ele", falou.
    Este aprendizado ajudou Alison a se consagrar o "Rei da Praia" em 2011, na competição anual que acontece no Rio de Janeiro. Orgulhoso desse feito, o jogador sabe que precisa de muito mais para conseguir as mesmas conquistas de seu parceiro. "Ser o 'Rei da Praia' é maravilhoso, mas a responsabilidade aumenta a cada conquista e tenho consciência disso. Eu me cobro muito, sou muito exigente comigo mesmo. Não poderia ser diferente", declarou o capixaba, que no ano passado foi vice-campeão do Circuito ao lado de Emanuel.
     "Temos de ser melhores do que no ano passado. Esse é um ano diferente, cheio. Nosso foco é na vaga para Londres, brigar por uma medalha olímpica. Treinamos todos os dias pensando nisso e sabemos que será uma luta árdua. Precisamos jogar forte e bem. A dedicação tem de ser total", concluiu.

Mais brasileiros em Brasília (DF)

     Além das parcerias que entraram direto na chave principal, sete duplas masculinas vão representar o Brasil no torneio classificatório: Bruno Schmidt e Benjamin; Fábio Luiz e Maciel; Moisés e Ferramenta; Fernandão e Bruno de Paula; Fred e Beto Pitta; Evandro e Rodrigo e Franco/Lipe. Franco, de 44 anos, é outro grande nome da modalidade no país, tendo conquistado o título do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em 1993 e 1995, ao lado de Roberto Lopes.
     Patrocinada por Governo do Distrito Federal, Banco do Brasil, Gillette, Kia Motors, Editora 3, SKY, Subway, Sherwin Willians, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia é uma realização das empresas RB2 Eventos e XYZ Live, em parceria com a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

Confira mais notícias no site oficial: http://www.mundialdevoleidepraia.com.br/


Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br

Twitter: @feafirmino