Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Saúde e prevenção para a terceira idade





     O Projeto Equilíbrio e Movimento – Pequim/UFRJ é uma iniciativa da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD – UFRJ) que compõe o “Gerações em Movimento” e tem como objetivo principal oferecer a prática de atividades físicas à pessoas idosas. Com os exercícios, o público em questão desenvolve a agilidade, aumenta a força muscular, melhora o equilíbrio e a postura corporal. Tais condições são fundamentais para a prevenção das quedas que podem trazer sérios riscos para o grupo da terceira idade.

     De acordo com o professor Jailton Thulher, responsável pelo projeto, O Pequim/UFRJ surgiu diante do aumento considerável de idosos na cidade do Rio de janeiro nos últimos anos, principalmente nos bairros de Botafogo e Copacabana, que são vizinhos do Campus EEFD da Praia Vermelha onde as atividades são desenvolvidas.

     “O Pequim oferece aulas de Dança Sênior, Danças Circulares e Exercícios Físicos Orientados, atividades que colaboram para a melhora do equilíbrio, da agilidade e da postura corporal, necessários para manutenção da marcha e também para evitar quedas, um dos graves problemas para as pessoas idosas”, afirma Thulher.

     O docente completa ainda que as maiores consequências de quedas para os idosos são a internação hospitalar e o aumento da dependência diante da família. Tais quedas são causadas por diversos fatores como buracos, calçadas desniveladas, ou da própria condição física do indivíduo como déficit de equilíbrio, diminuição da força muscular de membros inferiores e distúrbios da marcha.

      De acordo com Thulher o Pequim traz como proposta colaborar na prevenção dos riscos de quedas a partir da prática de exercícios que proporcionam ao idoso a melhora das qualidades físicas, aumentando a força física. “Ao iniciar no Pequim o aluno responde ao questionário com informações da sua saúde e sobre o histórico de quedas, e realiza o teste de verificação do risco de quedas”, informa o professor.

      Há ainda no Projeto Pequim a chamada Tarde de Estudos, onde há um momento no qual os participantes podem debater temáticas relacionadas à prática dos exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida, além da análise dos cuidados para evitar quedas em casa, e demais assuntos ligados ao envelhecimento humano.

Plano de Atividades

      Sob a responsabilidade do professor Jailton Thulher a programação acontece de segunda a quinta-feira, nos seguintes horários: Dança sênior, segunda-feira, das 9 as 11h, na sala de ginástica; Exercícios físicos orientados, terças e quintas, das 8 as 9h na sala de ginástica e na área externa; Danças circulares e tarde de estudos ocorrem as quintas-feiras, na sala de ginástica e área externa, de 13 às 15h e de 15 às 17h, respectivamente.

Fonte: Planeta Universitário

Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br



Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c