Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vettel segura pressão de Hamilton e vence na Espanha.

Quarta vitória em cinco GPs faz alemão disparar no campeonato e igualar número de triunfos de Emerson. Brasileiros vão mal
Na largada Alonso deu o pulo do gato.
     O alemão Sebastian Vettel conquistou sua quarta vitória em cinco corridas na temporada deste ano da Fórmula 1, em Barcelona (Espanha). O campeão mundial resistiu a uma dura pressão de Lewis Hamilton nas últimas voltas, mas conseguiu sustentar a ponta até a bandeirada e disparou ainda mais na liderança do campeonato. Agora, ele soma 118 pontos contra 77 de Hamilton.

     Vettel chegou à sua 14ª vitória na Fórmula 1 e igualou a marca de grandes campeões como Emerson Fittipaldi, Graham Hill e Jack Brabham. Em 66 corridas na Fórmula 1, o mais jovem campeão da História tem um aproveitamento de 21% de vitórias.

     Com uma atuação muito inteligente ao conservar os pneus, Jenson Button completou o pódio em terceiro, seguido pelo pole position Mark Webber, que teve atuação decepcionante. Correndo em casa, Fernando Alonso chegou a dar esperanças à torcida ao assumir a ponta na largada, mas caiu impiedosamente até o quinto lugar.

     Também marcaram pontos, do sexto ao décimo lugar respectivamente, Michael Schumacher (Mercedes), Nico Rosberg (Mercedes), Nick Heidfeld (Renault Lotus), Sergio Perez (Sauber) e Kamui Kobayashi (Sauber).

     Os brasileiros tiveram mais uma péssima corrida. Felipe Massa arrastou-se pela pista em oitavo lugar até abandonar por quebra de câmbio e Rubens Barrichello terminou em 17º com seu horroroso Williams.

A CORRIDA

Vettel fez uma corrida inteligente.


    Foi mais uma corrida movimentada. Menos pelas ultrapassagens devido ao uso da asa móvel, mais pelo comportamento dos pneus. Os macios se desgastaram muito rapidamente e os duros proporcionaram pouca aderência, o que embaralhou as posições ao longo das 66 voltas.

    Na largada, Alonso saiu muito bem do quarto lugar aproveitou a disputa entre Webber e Vettel para colocar por dentro na primeira curva e assumir a liderança. No começo, o espanhol ainda conseguiu segurar Vettel, Webber e Hamilton atrás dele. Depois, sucumbiu aos melhores carros dos rivais.
     Na segunda rodada de pit stops, na 20ª volta, Vettel e Hamilton anteciparam suas paradas e se deram bem sobre Alonso, que ainda sustentou naquela altura da prova o terceiro lugar, à frente de Webber. No entanto, os dois, com pneus duros, foram superados na 36ª volta por Button, que fazia ótima corrida de recuperação com pneus macios.

     Alonso ainda perderia o quarto lugar para Webber, pois inexplicavelmente antecipou sua última parada para um trecho de 26 voltas com pneus duros e se arrastou até o fim em quinto. Enfim livre de Alonso, Webber atacou Button, mas não conseguiu o último lugar no pódio. Um desastre para o australiano, que prometia muito largando da pole.

     Enquanto isso, Massa ocupava a nona colocação às voltas com um carro instável. Para piorar, o câmbio começou a falhar e, após ser ultrapassado por Perez e Heidfeld, abandonou a corrida. Barrichello, por sua vez, também não conseguia evoluir com seu péssimo carro.

     Nas últimas voltas, Hamilton partiu para cima de Vettel e parecia em condições de ultrapassá-lo. Mas, apesar de não ter o Kers funcionando de novo e de não poder usar a asa móvel, o alemão conseguiu se sustentar à frente do inglês para vencer sua quarta prova em cinco corridas.


RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h39m03s301
2º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 0s630
3º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - 35s697
4º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 47s966
5º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a uma volta
6º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a uma volta
7º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a uma volta
8º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - a uma volta
9º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a uma volta
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a uma volta
11º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - a uma volta
12º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a uma volta
13º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
14º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
15º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a uma volta
16º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a duas voltas
17º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a duas voltas
18º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - a duas voltas
10º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a três voltas
20º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a quatro voltas
21º - Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth - a cinco voltas
ABANDONOS
Felipe Massa (BRA) Ferrari - a seis voltas/câmbio
Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault - a 18 voltas/saída de pista
Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - a 38 voltas/mecânico
VOLTA MAIS RÁPIDA
Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes, 1m26s727, na 52ª






Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br